Lançamos nosso novo plug-in para WordPress! Faça o download agora

Os Estados Bálticos: Estônia, Letônia e Lituânia, um mercado inexplorado para o comércio eletrônico internacional

Nos últimos anos, o comércio eletrônico internacional tem se tornado cada vez mais popular à medida que as empresas buscam expandir seu alcance para além de seu mercado doméstico. Os Estados Bálticos oferecem uma oportunidade única para as empresas que buscam o comércio eletrônico internacional. Localizados entre a Europa e a Ásia e com uma população de pouco mais de 6 milhões de habitantes, os Estados Bálticos são frequentemente ignorados como um mercado potencial para negócios on-line. No entanto, os países bálticos oferecem oportunidades significativas para empresas que buscam entrar em novos mercados. Especialmente com uma ferramenta como o Clonable em mente.

Há vários motivos pelos quais os países bálticos são atraentes para empresas que buscam expandir-se para novos mercados.

1. Pouca concorrência, especialmente on-line. Para direcionar o tráfego da Estônia, Lituânia e Letônia para o seu site, o marketing local e o SEO são essenciais. Para fazer isso de forma eficaz, você precisa traduzir sua loja para estoniano, lituano e/ou letão para o mercado do Báltico. Com uma versão traduzida de sua loja, você pode facilmente indexá-la nos mecanismos de pesquisa do Báltico e gerar tráfego orgânico gratuito. Outra maneira excelente e muito eficaz de gerar tráfego qualificado e de boa qualidade é o Google Ads.

2. Uma população altamente educada e afluente. Isso significa que as empresas podem atingir uma base de clientes de alta qualidade com relativa facilidade.

Em resumo, os Estados Bálticos oferecem uma oportunidade única para empresas que buscam expandir suas atividades de comércio eletrônico para novos mercados.

Comércio eletrônico na Estônia

A Estônia é um país do norte da Europa com acesso ao Mar Báltico. Faz fronteira com a Rússia, a Letônia e a Finlândia por meio da Baía da Finlândia. Com uma população de 1.306.788 habitantes, a Estônia é um mercado consumidor emergente com um setor de comércio eletrônico em crescimento. O que vale a pena mencionar - a Estônia tem tudo a ver com a Internet e as startups. Esse país é o país mais conectado do mundo. Portanto, grande parte de sua economia é baseada na Internet. Não há nada que não possa ser feito on-line nesse país. Desde disputas governamentais até a compra de passagens de ônibus.

A Estônia é um exemplo de um país que percorreu um longo caminho economicamente. O mesmo se aplica ao comportamento do consumidor. É uma sociedade sensível ao preço, mas essa sensibilidade diminui com a idade e, com mais renda, eles gastam mais. Como a maioria dos mercados europeus, a Estônia também está envelhecendo. No entanto, há um claro interesse no comércio eletrônico e nas mídias sociais.

Espera-se que o faturamento do mercado de comércio eletrônico da Estônia atinja US$ 372 milhões até o final deste ano. A taxa de crescimento anual é de 4,8%, resultando em um volume de mercado esperado de US$ 470 milhões em cinco anos. A penetração de usuários pode chegar a 53,2% este ano e espera-se que chegue a 63,4% até o final de 2025. Os principais métodos de pagamento on-line na Estônia são cartões de crédito, transferências bancárias e PayPal.

Comércio eletrônico na Letônia

A Letônia tinha uma população de 1,9 milhão de habitantes em 2019, 84% dos quais usam a Internet. O faturamento do comércio eletrônico da Letônia é estimado em 900 milhões de euros em 2022, crescendo para cerca de 1,3 milhão de euros em 2025. A Letônia é um novo mercado consumidor para o comércio eletrônico. Portanto, há um grande potencial, especialmente para provedores de comércio eletrônico que conhecem o caráter do mercado do Leste Europeu e traduzem seus sites para o letão.

Para os consumidores da Letônia, o preço é o fator mais importante nas decisões de compra. A parte mais abastada dos consumidores, que pode se dar ao luxo de ter mais opções, indica a marca como o fator decisivo. Eles estão dispostos a pagar mais pelos produtos de sua marca favorita. Recreação, hotéis e restaurantes estão entre as despesas que aumentaram significativamente nos últimos anos. O interesse pelo comércio eletrônico também aumentou, e o ritmo desse crescimento é um dos mais altos nessa parte da Europa.

O método de pagamento mais popular na Letônia é o cartão de crédito. Em segundo lugar, estão os telefones celulares e, em terceiro, a participação de mercado de 14%.

Comércio eletrônico na Lituânia

Cerca de 3 milhões de pessoas vivem na Lituânia. Em 2021, o PIB foi de US$ 57 bilhões. A Lituânia espera que o comércio eletrônico atinja cerca de 1,5 bilhão de euros em 2022. Até 2025, poderá chegar a 2,5 milhões de euros, graças a uma taxa de crescimento anual de até 18,59%.

Os lituanos têm preferências diferentes, dependendo da renda ou da faixa etária. Portanto, o mercado é altamente fragmentado. Os clientes mais ricos geralmente escolhem a marca como o fator de compra mais importante, enquanto que, para os lituanos, o preço determina a qualidade. É importante ressaltar que, para esses consumidores, os produtos do exterior também são sinônimos de alta qualidade. A economia lituana está em constante crescimento, aumentando a confiança do consumidor. Cada vez mais clientes prestam atenção aos serviços e aos programas de fidelidade.

Os lituanos acreditam em tecnologia. É por isso que os pagamentos móveis respondem por mais da metade das transações. O segundo favorito é o pagamento com cartões de crédito - 37% das transações são realizadas dessa forma. O terceiro lugar é ocupado pelas carteiras eletrônicas - 10% dos pagamentos são feitos com elas.

A Lituânia ainda é um mercado de comércio eletrônico em crescimento. Portanto, há muito espaço para novos varejistas. Se você está visando esse país para expandir seus negócios, sinta-se à vontade para fazer isso. Há muitas oportunidades, assim como no restante dos Estados Bálticos.

Ainda tem dúvidas?

Em seguida, preencha o formulário abaixo.

Blogs relacionados: