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Comércio eletrônico na Itália

A Itália é um dos mercados de comércio eletrônico que mais crescem na Europa. Como os italianos começaram a fazer compras on-line mais tarde, ainda há muito espaço para novos fornecedores. Com mais de 60 milhões de habitantes, é um mercado interessante para empreendedores holandeses. Em 2021, nada menos que 38% do comércio eletrônico italiano foi uma compra estrangeira. A entrega desempenha um papel importante para os italianos: eles esperam entrega gratuita em produtos caros e querem informações claras sobre os custos de entrega antes de fazer uma compra. Leve isso em consideração ao iniciar uma loja virtual ou site italiano.

Confiança

Como o comércio eletrônico italiano ainda é relativamente novo, a confiança ainda é baixa. Muitos consumidores ainda estão preocupados com a segurança das compras on-line. Portanto, é importante garantir que seus clientes italianos se sintam seguros em sua loja on-line. Você pode conseguir isso, entre outras coisas, por meio de

  • O método de pagamento correto
  • Bom atendimento ao cliente, em italiano, é claro
  • Processo de devolução fácil
  • Texto em italiano

Também vale a pena observar que um consumidor italiano leva muito tempo para pensar sobre uma venda antes de finalmente confirmá-la. Ele faz isso, por exemplo, colocando itens na cesta de compras, mas ainda não os compra. Portanto, é aconselhável incluir uma opção de "lista de desejos" em seu site se estiver expandindo para a Itália.

As 3 principais compras on-line no exterior:
  1. China

  2. Alemanha

  3. Reino Unido

As 3 principais categorias de produtos:
  1. Roupas e calçados (31%)

  2. Eletrônicos (28%)

  3. Casa e jardim (14%)

Os 3 principais métodos de pagamento favoritos:
  1. Carteira digital (Paypal, Allpay; 37%)

  2. Cartão de pagamento (29%)

  3. Cartão de crédito (24%)

Números: Transfronteiriço pesquisa de compradores de comércio eletrônico realizada pela International Postal Cooperation (IPC)

A ascensão do comércio eletrônico italiano: oportunidades para vendedores internacionais

A Itália é a terceira maior economia da Europa, depois da Alemanha e da França, tem cerca de 59 milhões de habitantes e é membro fundador da União Europeia, da OCDE, do G7 e do G8. O país também é o maior mercado de produtos de luxo da Europa, o que talvez não seja nenhuma surpresa, já que marcas de moda como Armani, Versace, Prada e Gucci vêm da Itália, assim como as marcas de automóveis Ferrari, Buggati e Lamborghini. O país está se desenvolvendo muito rapidamente, mas há muitas diferenças econômicas entre o sul e o norte da Itália, sendo o norte mais rico.

Nos últimos anos, a Itália tem visto um aumento na atividade de comércio eletrônico, com empresas de todos os tamanhos recorrendo às vendas on-line para alcançar novos clientes. Essa tendência é impulsionada por vários fatores, incluindo o número crescente de usuários de Internet no país e a crescente popularidade das compras por celular. Em janeiro de 2022, 76,3% da população (com 2 anos ou mais) tinha acesso à Internet (um aumento de 1,4% em relação ao ano passado).

Como resultado dessa mudança para as compras on-line, agora há muitas oportunidades para os vendedores internacionais que desejam expandir suas operações para a Itália. A grande população do país e os altos níveis de penetração da Internet e da telefonia móvel o tornam um mercado atraente para as empresas de comércio eletrônico.

Espera-se que as vendas no mercado de comércio eletrônico atinjam 55 bilhões de euros até 2022 e cresçam cerca de 16,5% a cada ano, atingindo um volume de mercado esperado de 87 bilhões de euros até 2025.

No mercado de comércio eletrônico, espera-se que o número de usuários chegue a 40,4 milhões até 2025.

O que considerar ao fazer negócios na Itália?

Há uma série de considerações que as empresas precisam levar em conta ao vender na Itália, como as regras do IVA e as regras de entrega e devolução do país. Entretanto, com planejamento e execução cuidadosos, vender na Itália pode ser um empreendimento muito bem-sucedido. Se estiver pensando em expandir seu negócio de comércio eletrônico para a Itália, aqui estão algumas dicas para começar:

1. Pesquisar o mercado italiano de comércio eletrônico

Antes de começar a vender na Itália, é importante pesquisar o mercado italiano de comércio eletrônico. Isso o ajudará a entender o tamanho e o escopo da oportunidade, bem como os principais participantes do mercado.

2. Compreender as regras do IVA.

Como uma empresa de comércio eletrônico, você precisa estar ciente das regras e regulamentações do IVA na Itália. O IVA está atualmente fixado em 22% na Itália, e as empresas devem se registrar para obter um número de IVA para vender on-line.

3. Escolha a plataforma certa

Há várias plataformas de comércio eletrônico diferentes que você pode usar para vender na Itália. É importante escolher uma plataforma que seja confiável e fácil de usar, e que ofereça um bom suporte ao cliente.

4. Traduzir/localizar seu site

Ao vender em um novo mercado, é importante localizar seu website. Isso significa traduzir seu site para o idioma e a moeda locais. Você também precisa garantir que seu site esteja em conformidade com as normas locais. Você pode iniciar facilmente a tradução por meio do Clonable, onde as opções de personalização no painel permitem que você personalize e aperfeiçoe tudo.

5. Encontre um parceiro de remessa confiável

Uma das considerações mais importantes na Itália é encontrar um parceiro de transporte confiável. Isso é especialmente importante se você vende itens valiosos, pois precisa garantir que seus produtos sejam entregues com segurança e dentro do prazo.

6. Promover seu negócio

Depois de configurar seu negócio de comércio eletrônico, você precisa começar a promovê-lo. Há várias maneiras de fazer isso, inclusive por meio de publicidade on-line, mídia social e relações públicas.

Entre as atividades de marketing, a Itália é o país que mais investe em SEO. Isso se deve em parte ao fato de que a concorrência na Itália ainda é relativamente baixa em comparação com outros países europeus importantes, como Alemanha e Reino Unido, mas também em comparação com a Holanda, por exemplo.

7. Prestar um excelente atendimento ao cliente

Oferecer um excelente atendimento ao cliente é essencial para qualquer empresa de comércio eletrônico. Isso é especialmente verdadeiro quando se vende em um novo mercado, pois é preciso criar confiança com seus clientes italianos.

Ainda tem dúvidas?

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