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Oportunidades para o comércio eletrônico no Leste Europeu

Como a economia global continua a se desenvolver, as empresas estão cada vez mais procurando novos mercados para se expandir. O Leste Europeu tem se tornado um destino cada vez mais atraente para muitas empresas, graças ao seu potencial relativamente inexplorado e ao ambiente de negócios favorável. Se você está procurando oportunidades de comércio eletrônico no Leste Europeu, veio ao lugar certo. Neste guia abrangente, exploramos as oportunidades em vários países do Leste Europeu: Bulgária, República Tcheca e Hungria, PolôniaRomênia, Eslováquia.

Comércio eletrônico na República Tcheca

A República Tcheca tem mais de 10 milhões de habitantes e uma força de trabalho altamente qualificada. O país também abriga várias grandes empresas, incluindo a Skoda, a Volkswagen e a DHL. A República Tcheca tem uma infraestrutura bem desenvolvida e é membro da União Europeia. Esses fatores tornam a República Tcheca um destino cada vez mais atraente para as empresas de comércio eletrônico.

De acordo com dados do Statista, o setor de comércio eletrônico tcheco valerá cerca de 7 bilhões de euros em 2022 e a previsão é que valha cerca de 9,5 bilhões de euros até 2025. O comércio eletrônico tcheco é responsável por 13% das vendas de varejo no país.

Dos 10 milhões de pessoas que vivem na República Tcheca, quase 6 milhões podem ser considerados compradores on-line, número que aumentará para cerca de 7 milhões até 2025. Quando se trata de métodos de pagamento, a República Tcheca é conhecida pelo alto uso de dinheiro. O pagamento na entrega, por exemplo, ainda é o método de pagamento mais popular, respondendo por cerca de 40% das transações. As transferências bancárias respondem por quase 30% das transações.

Comércio eletrônico na Hungria

Localizada no centro-leste da Europa, a Hungria tem uma população de mais de 10 milhões de habitantes. A Hungria teve um forte crescimento nos anos pré-cobiça e é membro da União Europeia, embora seus líderes políticos muitas vezes estejam no limite do que a UE permite. O húngaro é o idioma oficial, mas o inglês também é amplamente falado. A Hungria oferece várias vantagens para empresas de comércio eletrônico, incluindo um ambiente fiscal favorável e uma infraestrutura bem desenvolvida.

De acordo com dados do Statista, o setor de comércio eletrônico tcheco valerá cerca de 4,5 bilhões de euros em 2022 e a previsão é de que valha cerca de 7 bilhões de euros até 2025.

O número de clientes de comércio eletrônico na Hungria está crescendo rapidamente, especialmente nos últimos anos. Isso é impulsionado pelo crescimento do uso da Internet (2020: 85% dos húngaros são usuários da Internet) e pelos pagamentos sem dinheiro, como pagamentos móveis e serviços bancários eletrônicos, que estão se tornando mais populares e fáceis de usar. Entre 2016 e 2021, a Hungria experimentou um dos maiores surtos de crescimento de compradores on-line na União Europeia. A participação de compradores pela Internet cresceu 26 pontos percentuais, informou o Eurostat. Mais de 70% das pessoas fizeram uma compra on-line pelo menos uma vez.

Ao fazer compras on-line, a maioria dos húngaros (45%) prefere pagamentos sem dinheiro, como cartões de crédito e débito. Por exemplo, os clientes podem pagar o correio com cartão. No entanto, o pagamento em dinheiro na entrega também continua sendo popular. Essas duas opções também são as mais disponíveis nas lojas on-line da Hungria. A entrega por courier tem sido o método de envio mais popular há anos, escolhido por 80% dos compradores. Para 38%, os pontos de coleta são preferidos, enquanto 36% escolhem a entrega postal regular. As máquinas de venda automática de encomendas também estão se tornando cada vez mais populares na Hungria, escolhidas por 27% dos entrevistados. Ao escolher uma opção de entrega, os custos de remessa são o fator mais importante para os húngaros.

Comércio eletrônico na Polônia

A Polônia é um país grande, com mais de 38 milhões de habitantes. A Polônia tem uma economia diversificada e é membro da União Europeia. O polonês é o idioma oficial, mas o inglês também é amplamente falado. A Polônia oferece várias vantagens para empresas de comércio eletrônico, incluindo um grande mercado, uma infraestrutura bem desenvolvida e um ambiente fiscal favorável.

Leia mais sobre o comércio eletrônico na Polônia em outro blog.

Comércio eletrônico na Romênia

A Romênia é um país com mais de 19 milhões de habitantes. A Romênia tem uma economia diversificada e é membro da União Europeia. O idioma oficial é o romeno, mas o inglês também é amplamente falado. A Romênia oferece várias vantagens para empresas de comércio eletrônico, incluindo um grande mercado, uma infraestrutura bem desenvolvida e um ambiente fiscal favorável.

Em 2020, a Romênia tinha 15,35 milhões de usuários de Internet, representando mais de 78% da população. De acordo com o DataReportal, 78% dos romenos visitaram sites de compras e 70% fizeram compras on-line pelo menos uma vez em 2020. Embora a maioria dos romenos use um telefone celular para acessar a Internet (87%), mais da metade dos pedidos on-line ainda é feita por meio de um laptop (54%).

Cerca de 95% dos pedidos são feitos com vendedores nacionais. Embora um estudo da GPeC informe que quase um terço dos romenos prefere comprar em lojas chinesas (27%) ou em outros países membros da UE (23%). Esse também é o motivo pelo qual o AliExpress ocupa uma posição de destaque entre as principais lojas on-line da Romênia.

O mercado de comércio eletrônico da Romênia gerou US$ 3,2 bilhões em receita em 2021. Naquele ano, o varejo on-line cresceu 11% em relação ao ano anterior, atingindo um volume de mercado de € 6,2 bilhões, de acordo com o European E-commerce Report 2022. De acordo com o Statista, espera-se que o mercado cresça a uma taxa de crescimento anual composta de 16% entre 2022 e 2025.

Comércio eletrônico na Eslováquia

A Eslováquia é um país pequeno com uma população de cerca de 5,5 milhões de habitantes. A Eslováquia tem uma economia diversificada e é membro da União Europeia. O eslovaco é o idioma oficial, mas o inglês também é amplamente falado. A Eslováquia oferece várias vantagens para empresas de comércio eletrônico, incluindo uma infraestrutura bem desenvolvida e um ambiente fiscal favorável.

De acordo com dados do Statista, o setor de comércio eletrônico da Eslováquia valerá cerca de 2,5 bilhões de euros em 2022 e a previsão é que valha cerca de 4 bilhões de euros em 2025. Dos 5,5 milhões de pessoas que vivem na Eslováquia, quase 3 milhões podem ser considerados compradores on-line, o que aumentará para cerca de 3,1 milhões em 2025.

Para os eslovacos, o preço ainda é o fator mais importante ao comprar um determinado produto. No entanto, há cada vez mais amantes da alta qualidade, apesar do preço elevado. Isso está relacionado ao aumento da renda no país. A conscientização do consumidor também está aumentando. Os eslovacos estão verificando cada vez mais os ingredientes e a origem dos produtos. Um cliente eslovaco típico olha primeiro para a etiqueta de preço, depois para a transportadora e, por fim, é atraído pelo valor agregado na forma de um desconto.

O principal método de pagamento dos eslovacos é o telefone celular. Em seguida, vêm os cartões pré-pagos. Em terceiro lugar, com 17% da participação de mercado, estão os cartões de crédito. As transferências bancárias e as carteiras eletrônicas são responsáveis pelo menor número de transações - 2% e 3%.

O maior setor do comércio eletrônico eslovaco é o de moda. Ele gera 37% das receitas de comércio eletrônico do país. Em seguida, vem o setor de eletrônicos e mídia. Esse setor responde por 28% das receitas de comércio eletrônico.

Dica: a credibilidade das lojas on-line é alta na Eslováquia, mas um obstáculo comum às compras on-line é o forte hábito de experimentar os produtos pessoalmente. Ofereça a eles uma experiência de compra semelhante e impressione-os com frete grátis e benefícios de preço que eles não encontrarão em lojas físicas.

Comércio eletrônico na Bulgária

A Bulgária é um país do sudeste da Europa com uma população de cerca de 6,9 milhões de habitantes. Faz fronteira com a Romênia ao norte, com a Sérvia e a Macedônia a oeste, com a Grécia e a Turquia ao sul e com o Mar Negro a leste. O mercado de comércio eletrônico búlgaro gerou cerca de US$ 1 bilhão em receita em 2021 e, até 2025, espera-se que o comércio eletrônico na Bulgária atinja um volume de mercado de US$ 1,588 bilhão.

De acordo com o Relatório de Comércio Eletrônico Europeu de 2022, mais da metade dos búlgaros (56%) fez compras on-line nos últimos três meses. Na Bulgária, mais de 60% da população tem um smartphone. No entanto, as compras on-line ainda são feitas principalmente em computadores desktop, com 59% das compras em 2022, informa o Statista. Os jovens fazem mais pedidos por meio de telefones celulares.

Em termos de métodos de pagamento, a maioria dos consumidores on-line paga em dinheiro na entrega. De acordo com o provedor de pagamentos Ppro, 67% dos pagamentos de comércio eletrônico são feitos em dinheiro. Os cartões de crédito e as carteiras eletrônicas também são populares, ambos respondendo por 15% das compras on-line.

Para direcionar o tráfego búlgaro para o seu site, o marketing local e o SEO serão essenciais, mas, para fazer isso de forma eficaz, você precisa traduzir sua loja para o mercado búlgaro. Isso é muito fácil com o Clonable. Com uma versão traduzida de sua loja, ela poderá ser indexada nos mecanismos de busca búlgaros, gerando tráfego orgânico gratuito. Outra maneira excelente e muito eficaz de gerar tráfego qualificado de qualidade é o Google Ads.

Conclusão: o comércio eletrônico e a realização de negócios no Leste Europeu

- Clientes ávidos, pouca concorrência

Ao contrário de mercados maduros como a Alemanha ou o Reino Unido, o mercado de comércio eletrônico do Leste Europeu ainda está em sua infância. Poucos ou nenhum concorrente local atende a um número crescente de compradores jovens e amantes da Internet. Esse é o momento perfeito para você entrar no mercado.

- Crescimento rápido (melhor que o da Europa Ocidental)

Embora o mercado da Europa Ocidental seja maior, a Europa Oriental está crescendo mais rapidamente, com um crescimento de quase 30% até 2020.

- Um longo e feliz caminho pela frente
A penetração do comércio eletrônico na Europa Oriental foi de apenas 41% em 2020. Compare isso com os enormes 86% da Europa Ocidental, onde os compradores são muito mais cativos. O mercado de comércio eletrônico ainda tem muito espaço para crescer na Europa Oriental - veja a Polônia, por exemplo, onde se espera que um mercado de comércio eletrônico de US$ 29,6 bilhões cresça para US$ 47,1 bilhões até 2025.

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