Bilinguismo no Canadá: história, política e oportunidades de negócios (comércio eletrônico)
O bilinguismo é a capacidade de falar dois idiomas fluentemente. No Canadá, o bilinguismo é uma lei de idioma oficial aprovada em 1969. Isso permite que os canadenses ingleses e franceses se comuniquem em ambos os idiomas oficiais.
A história do bilinguismo no Canadá remonta à fundação do país. Quando as colônias britânicas e francesas da América do Norte foram unidas em 1867, o inglês e o francês tornaram-se os idiomas oficiais do novo país. Nos anos seguintes, o governo federal aprovou uma série de leis que promoviam o bilinguismo no Canadá, incluindo a Lei de Idiomas Oficiais de 1969.
A política do bilinguismo no Canadá é complexa. Embora a maioria dos canadenses apoie a ideia do bilinguismo, há também objeções significativas. Alguns políticos exigem que todos os canadenses sejam obrigados a aprender inglês e francês, enquanto outros defendem uma abordagem mais relaxada em que as pessoas possam usar o idioma com o qual se sentem mais confortáveis.
Oportunidades de negócios
O bilinguismo no Canadá oferece inúmeras oportunidades de negócios. Por exemplo, as empresas que conseguem se comunicar com clientes falantes de inglês e francês podem explorar um mercado maior. Além disso, o bilinguismo pode ser um ativo valioso para as empresas que desejam se expandir para os mercados de língua francesa.
Comércio eletrônico no Canadá e as oportunidades
O Canadá é o décimo maior mercado de comércio eletrônico, com vendas de US$ 66,9 bilhões em 2022. E espera-se que cresça 15% ao ano, chegando a 103 bilhões em 2025. A dualidade linguística do Canadá (inglês e francês são os idiomas oficiais) pode ser um obstáculo para os comerciantes internacionais de comércio eletrônico, às vezes exigindo que eles ofereçam atendimento ao cliente e sites multilíngues para serem bem-sucedidos. No entanto, a ferramenta Clonable pode oferecer uma oportunidade aqui, pois é fácil criar um site em francês também.
O desenvolvimento das compras on-line no Canadá tem sido relativamente lento, em parte porque os varejistas nacionais hesitaram em se adaptar e começar a vender on-line. Mas o crescimento agora é forte à medida que os varejistas canadenses se atualizam e investem em plataformas digitais para alcançar clientes em toda a vasta geografia do país (o país tem uma ampla gama de desafios logísticos, desde grandes cadeias de montanhas, como as Montanhas Rochosas, até as vastas planícies interiores e o Ártico) e responder à crescente concorrência das empresas globais de comércio eletrônico.
O mercado canadense de comércio eletrônico entre empresas e consumidores se assemelha ao mercado vizinho dos EUA em termos de características e preferências. Por exemplo, os pagamentos com cartão de crédito predominam em ambos os mercados e as taxas de penetração do comércio móvel são semelhantes.
A disponibilidade de frete grátis também é uma grande preocupação para os compradores on-line canadenses, sendo que 72% abandonam um pedido se os custos de frete forem muito altos. Alertar os clientes sobre limites mínimos de gastos e ofertas de entrega gratuita pode incentivar o crescimento do comércio eletrônico.