Oportunidades de negócios e comércio eletrônico na Polônia
A Polônia é um país da Europa Central. Tem mais de 38 milhões de habitantes e uma área de 312.679 quilômetros quadrados, com Varsóvia como sua capital. A Polônia é membro da União Europeia, das Nações Unidas e do Acordo de Schengen. A Polônia é um dos mercados mais promissores e de mais rápido crescimento na União Europeia, especialmente em termos de comércio eletrônico. Com uma população de mais de 38 milhões de habitantes e um PIB de mais de US$ 500 bilhões, a Polônia oferece um grande número de clientes em potencial e uma economia em expansão.
Espera-se que o mercado de comércio eletrônico da Polônia chegue a cerca de 17 bilhões em 2022 e continue a crescer rapidamente nos próximos anos, crescendo 20% para um valor de US$ 23,6 bilhões. Esse crescimento é impulsionado por vários fatores, incluindo o crescimento da classe média, uma população jovem e o aumento da penetração da Internet e da telefonia móvel. A Polônia também tem uma infraestrutura logística muito forte: mais de 80% da população vive a menos de 30 quilômetros de uma grande rodovia.
Visão geral do mercado polonês
O mercado polonês oferece grandes oportunidades para empresas de diversos setores, incluindo comércio eletrônico, varejo e logística.
1 População e dados demográficos
A Polônia tem uma população de mais de 38 milhões de habitantes, o que a torna o 34º país mais populoso do mundo. A população está distribuída uniformemente pelo país, com a maior concentração nas áreas urbanas de Varsóvia, Cracóvia e Poznan.
A idade média na Polônia é de 38 anos. Mais de 60% da população está em idade ativa (entre 15 e 64 anos)
2 Visão geral econômica
A Polônia tem um PIB de mais de US$ 500 bilhões, o que a torna a 28ª maior economia do mundo. O PIB per capita é de US$ 15.656, o que coloca o país entre os grupos de renda média-alta. A economia da Polônia cresceu rapidamente nos últimos anos, com taxas anuais de cerca de 5% nos últimos anos, excluindo o ano corona de 2020. Espera-se que o país continue a crescer em um ritmo semelhante nos próximos anos.
3 Penetração da Internet e de celulares
A penetração da Internet na Polônia é de 62%, superior à média da UE, que é de 60%. Isso é resultado de vários fatores, incluindo o alto PIB per capita, a grande população e o fato de o governo polonês ter investido em infraestrutura de banda larga. A penetração da telefonia móvel também é alta na Polônia, com 86%. Isso se deve ao fato de que várias operadoras móveis oferecem planos de dados acessíveis e há uma ampla seleção de dispositivos móveis disponíveis.
4 Comércio eletrônico
O mercado polonês de comércio eletrônico, conforme mencionado, deverá crescer significativamente. Esse crescimento é impulsionado por vários fatores, incluindo o crescimento da classe média, uma população jovem e o aumento da penetração da Internet e da telefonia móvel. A Polônia também tem uma infraestrutura logística muito forte, com mais de 80% da população vivendo a menos de 30 quilômetros de uma grande rodovia. As categorias de comércio eletrônico mais populares na Polônia são moda, eletrônicos e casa e jardim. As plataformas de comércio eletrônico mais populares no país são a Allegro e a Amazon.
Dicas para fazer negócios na Polônia
Cultura da empresa
A Polônia é um país com uma forte cultura corporativa. A maioria da população é católica romana e a religião desempenha um papel importante na cultura do país. Espera-se que as empresas operem de maneira profissional e ética. A pontualidade também é importante, e as reuniões geralmente são bem organizadas e conduzidas de maneira formal.
Etiqueta empresarial
Ao fazer negócios na Polônia, é importante estar ciente da etiqueta comercial do país. Aqui estão algumas dicas:
- É comum trocar cartões de visita quando se conhece alguém pela primeira vez.
- Ao encontrar alguém na frente da casa, é costume apertar as mãos. Os homens devem apertar as mãos dos homens e as mulheres devem apertar as mãos das mulheres. É considerado falta de educação apertar as mãos na soleira da porta. Se você for convidado para ir à casa de alguém, é costume levar um pequeno presente, como flores, chocolates ou vinho. Geralmente, os presentes não são abertos quando recebidos.
- Fazendo negócios em polonês: O idioma oficial da Polônia é o polonês. Entretanto, o inglês também é amplamente falado, especialmente nos círculos de negócios. Ao fazer negócios na Polônia, é aconselhável saber falar inglês de qualquer forma. Além disso, você deve oferecer seu website em polonês para indicar aos clientes locais que você leva o mercado a sério.